Publicado por:   Toni Martins
Época recomendada:   Todo Ano
Duração recomendada:   3 dias
Visitar Cinque Terre em autocaravana, começa logo pela dúvida: onde estacionar? Em Levanto ou La Spezia? Estas são as duas localidades mais próximo de Cinque Terre e onde pode estacionar, pernoitar e fazer as visitas.
Não esquecer que nenhum dos vilarejos tem local para estacionar ou parquear uma autocaravana, até mesmo para um automóvel em alguns é bastante difícil e obriga a ter de andar muito a pé.
Depois de analisar as duas localidades, tendo em conta no nosso caso vários fatores: Distância até à estação de trem, segurança, comodidade e serviços pois íamos ficar alguns dias e não tivemos muito em conta o preço do parque. Depois um local onde o parque não ficasse muito longe do centro porque precisávamos de ir ao supermercado, ao restaurante, sem precisar de caminhar muito e por tudo isso decidimos por ficar no parque Acqua Dulce (Informação detalhada abaixo). Eram somente 15 minutos a pé até à estação de trem, e 5 minutos até ao centro histórico, e até à praia (apesar de não irmos usar pois visitamos no inverno.
Porque escolhemos visitar Cinque Terre de trem? Bom, no inverno só tem 3 maneiras de visitar os vilarejos (a pé, de trem, de carro) lógico que a mais confortável, mais rápida é de trem, nas épocas turísticas tem também a possibilidade de visitar de barco, mas pelo que analisamos não era a opção que nos servia pois de barco não visita Corniglia e visitar as 4 vilas junto ao mar em um só dia é bastante curto, acaba por ver a zona dos portos e pouco mais. Assim optamos por fazer tudo de trem, sem precisar de levantar muito cedo, dividindo a visita e 2 dias, Monterosso, Manarolla e Vernazza no 1º dia, Riomaggiore e Corniglia no 2º dia.
Apesar de termos ficado 6 dias, foi uma decisão nossa para descansar e reorganizar a viagem porque para visitar Cinque Terre, só necessita de ficar 3 noites.
A distância entre cada vilarejo é em média 5 minutos de trem, nós optamos por comprar um passe para 2 dias (custo de 26.5 € p/pessoa) que inclui a utilização de WC, Internet no trem e nas estações (não funconava) e o minibus da estação de Corniglia para a vila e volta. Se comprar trecho a trecho talvez saia mais barato, mas é muito mais incomodo.
Em La Spezia tem opções de Areas para autocaravanas, mais barato, mas nós preferimos Levanto pelas condições como escrevi antes e a distância à estação de trem.
Abaixo tem as informações passo a passo do parque e das 5 vilas do grupo Cinque Terre.

Aqui tem os vídeos das cinco vilas:
MONTEROSSO al Mare

VERNAZZA

CORNIGLIA

MANAROLLA

RIOMAGGIORE

A Viagem

Camping AquaDulce em Levanto

Lat: 44.166163 - Lon: 9.613480
N: 44° 9' 58.1868 "       E: 9° 36' 48.528"

Quando estivemos analisando em que parque iriamos ficar durante a visita a Cinque Terre, verificamos todas as opções, quer em Levanto, quer em La Spezia e de acordo com o que queríamos decidimos pelo parque Acqua Dulce. Isto porque era o que estava funcionando nesta época do ano, nós visitamos Cinque Terre em meados de Fevereiro, era o que se localizava (entre os abertos) mais próximo da estação de trem, do centro da cidade e de tudo. Além disso o parque tem umas excelentes infraestruturas, os banheiros têm aquecimento, música ambiente, muito limpos e tudo novo. Os serviços para apoio à autocaravana são totais e muito bem equipados e conservados. Tem serviço de lavandaria muito bem equipado o que para nós que estamos em viagem há 2 semanas era muito importante. Tem ótima segurança e fica somente a 15 minutos a pé até à estação e 5 minutos a pé até ao centro com bares, restaurantes e supermercados.
Por isso esta foi a nossa escolha como parque, mas é bom ter em atenção que nas épocas de turismo, é necessário reservar porque mesmo agora está quase cheio.
Nesta época do ano, a diária no parque é de 37.5 Euros
Comentar Camping AquaDulce em Levanto
Adicionar fotos a: Camping AquaDulce em Levanto

Visitar MONTEROSSO al Mare, Cinque Terre

Lat: 44.145513 - Lon: 9.648910
N: 44° 8' 43.8468 "       E: 9° 38' 56.076"
Monterosso al Mare
  Monterosso

Monterosso é a maior das vilas das Cinque Terre, é circundada de vinhedos e olivais. A aldeia de Monterosso é estruturada de forma única, pois a torre Aurora, que foi construída sobre o monte San Cristoforo como defesa contra os ataques dos piratas, hoje divide a parte medieval e antiga da aldeia daquela moderna e residencial por isso que quando chegamos a Monterosso e era a nossa primeira vila a visitar, assim que saímos do trem, deparamos com um lugar que nada se parecia com o que tinha visto em fotos acerca da vila, é que a estação fica localizada na parte mais moderna, é preciso seguir pela esquerda, passar a Torre Aurora e aí sim, chegamos a vila. Junto à Torre Aurora, aproveitamos logo para subir mais um pouco e visitar o miradouro de São Francisco e a igreja do mosteiro dos frades Capuchinhos. O mosteiro estava encerrado para obras. Já na aldeia pode visitar a igreja de San Giovanni, o oratório da Confraternita dei Neri Mortis et Orationis, e estátua de Neptuno, colocada na ponta rochosa próxima à praia de Fegina sobre o mar da Ligúria. Monterosso é a aldeia com maiores praias e melhores equipamentos de praia.

Abaixo veja o vídeo de Monterosso:

MONTEROSSO al Mare
Comentar Visitar MONTEROSSO al Mare, Cinque Terre
Adicionar fotos a: Visitar MONTEROSSO al Mare, Cinque Terre

Visitar VERNAZZA, Cinque Terre

Lat: 44.134911 - Lon: 9.684614
N: 44° 8' 5.6796 "       E: 9° 41' 4.6104"

Vernazza foi a vila que mais gostei de visitar, muito bonita, tem um porto com um belíssimo enquadramento na paisagem, as casinhas coloridas no estilo genovês sobre as rochas, as ruelas estreitas e becos muito bonitos.
A rua principal que desce para o mar é muito interessante, sem dúvida a minha preferida. Se decidir visitar Vernazza de carro, não esqueça que deve estacionar o carro em um pequeno estacionamento que dista 1km da aldeia e custa 3€ por hora, depois precisa descer e subir, por isso, melhor ir de trem. O que visitar em Vernazza, sem dúvida o porto, a igreja de Santa Margherita d'Antiochia do SEC. XIV, o castelo Doria, com sua torre de guarda Belforte (mas atenção aos horários e época do ano, nós subimos toda aquela escadaria que foi um sufoco e estava fechado quando chegamos) mas valeu a pena pelas ruelas que passamos. A visita a Vernazza não dura mais que 2 horas (não contando com paragem para almoço ou relaxar num dos muitos bares típicos).

Veja abaixo o vídeo de Vernazza:

VERNAZZA
Comentar Visitar VERNAZZA, Cinque Terre
Adicionar fotos a: Visitar VERNAZZA, Cinque Terre

Visitar CORNIGLIA, Cinque Terre

Lat: 44.118708 - Lon: 9.715979
N: 44° 7' 7.3488 "       E: 9° 42' 57.5244"

A mais pequena vila do grupo Cinque Terre, Corniglia não fica junto ao mar como as outras. Por isso e devido ao acesso ser difícil, Corniglia é a menos visitada e também a menos acessível. Apesar de ter também estação de trem, Corniglia fica a 1200metros da estação se subir de carro, ou 900metros se subir a pé. O acesso pedonal, é muito duro e difícil, a melhor forma é apanhar o minibus que sai da estação para o centro da vila e que custa 2,5€. Visitar o vilarejo de Corniglia, não tem muito para ver, exceto a igreja Di San Pietro, que de todas as que vi em Cinque Terre é a mais bonita, com pinturas realmente muito belas, depois tem o Largo Taragio que dá acesso ao miradouro de onde se tem uma belíssima panorâmica da costa e de onde se avista Manarolla. Corniglia não é aconselhável ir de carro . Mesmo que a 500 metros da aldeia exista um estacionamento, a estrada para Corniglia é muito tortuosa, e o percurso muitas vezes é danificado por causa de desmoronamentos.

Veja abaixo o vídeo de Corniglia:
CORNIGLIA
Comentar Visitar CORNIGLIA, Cinque Terre
Adicionar fotos a: Visitar CORNIGLIA, Cinque Terre

Visitar MANAROLLA, Cinque Terre

Lat: 44.104799 - Lon: 9.729427
N: 44° 6' 17.2764 "       E: 9° 43' 45.9372"
Corniglia
  Manarolla
Manarola

Pessoalmente gostei muito de Manarolla, é uma vila sem praia, com um pequeno porto de pesca de águas transparentes, e casas como que empoleiradas na rocha.
Assim que chegamos ao terraço de onde se tem uma vista da rua principal o que me chamou logo a atenção foi os barcos estacionados na rua. Ao longo da rua principal até chegar ao porto, tem barcos estacionados por todo lado, talvez por esta ser a época do ano em que não pescam por ser inverno mas é muito interessante ver. Manarolla tem um passeio que sai do porto pela direita em direção a Corniglia, é de onde se tem as melhores vistas da vila e onde se fazem as melhores fotos. Uma das atrações de Manarolla acontece entre dezembro e janeiro que é o presépio. Manarolla o tempo necessário para visitar não ultrapassa as 2 horas,

Veja abaixo o vídeo de Manarolla:

MANAROLLA
Comentar Visitar MANAROLLA, Cinque Terre
Adicionar fotos a: Visitar MANAROLLA, Cinque Terre

Visitar RIOMAGGIORE, Cinque Terre

Lat: 44.100670 - Lon: 9.736139
N: 44° 6' 2.412 "       E: 9° 44' 10.1004"

Riomaggiore é a vila mais distante de Levanto, mas ao mesmo tempo a mais próximo de La Spezia. A estação de trem fica do outro lado do morro, é necessário atravessar um túnel para chegar no centro da vila e na zona do porto.
É uma das mais bonitas do meu ponto de vista, mas também a que é mais difícil de visitar caso queiramos conhecer todos os cantinhos. Riomaggiore pode ser dividida em 3 partes, o centro, a área da estação ferroviária e o bairro dos pecadores. Todas as vilas de Cinque Terre têm bastantes trilhas, aqui em Riomaggiore tem uma das mais conhecidas ( Sentiero dell'Amore), mas tem também 2 trilhas que saem de Manarolla, uma junto ao mar e outra pelo interior. O local com melhor vistas de Riomaggiore é a praça próxima ao castelo parcialmente destruído ou subindo no elevador que se encontra junto à Igreja. (O acesso à Igreja ´um pouco duro, escadas e mais escadas). Para visitar estas vilas necessita de ter uma boa forma física, se quiser conhecer tudo o que elas têm para visitar. O ponto principal de visita que toda a gente vai é o porto de pesca e o bairro dos pescadores, tem uma beleza muito grande, águas límpidas e transparentes, os barcos dos pescadores são pequenos e coloridos. Depois é desfrutar os bares e restaurantes que tem pelos becos e ruelas da vila. Outros pontos a visitar são: A igreja de San Giovanni Battista, A igreja de Santa Maria Assunta e a rua principal que nos leva até ao mar.

Clique na imagem seguinte para ver o vídeo de Riomaggiore: